2020 – Covid – 19

Estamos em nosso décimo oitavo ano de atividade. Após quatro anos de crescimento consecutivos fomos bastante agressivos no planejamento deste. Entretanto, veio o Covid – 19 nos forçar a uma revisão. Sem perder o ritmo, aproveitamos a ociosidade forçada para revisar nossos sites corporativo e loja virtual, assim como continuar o fortalecimento de nossa plataforma de produtos, sempre objetivando melhoria na coleta da informação. Nossos aplicativos com soluções testadas em logística, serviços em campo e controle de ativos ficam cada vez mais robustos.

Dentre os muitos aspectos associados ao uso da informação, dois norteiam nossa estratégia; a acurácia e a disponibilidade. Ao primeiro é fundamental a qualidade na coleta do dado e ao segundo sua disponibilidade quando necessário. A seguir um exemplo externo da importância destes dois aspectos, neste momento de pandemia e dificuldades no manejo da informação.

O portal da transparência https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio trás as seguinte informações sobre o Brasil visualizados em 14/06/2020:

Nascimentos: 109.935.678 registros

Casamentos:  29.393.801 registros

Óbitos: 30.789.229 registros

Total: 170.118.708 registros

Na tabela a seguir pode-se ver um pouco dos detalhes dos dados referentes a nascimentos e óbitos desde 2015, apenas para ilustrar como as informações podem ser organizadas de forma a se prestar às mais diversas análises e dispostas em ferramentas de BI.

O portal cumpre seu papel e fica evidente a necessidade de se investir cada vez mais na alimentação dos dados. Por exemplo, as estimativas correntes indicam a população brasileira como sendo 209,5 milhões de habitantes. Considerando o registro de nascimentos do portal descontados os correspondentes óbitos indicam um número superior a cem milhões de brasileiros que não estão nesta base de dados.

Outro aspecto está nos óbitos registrados no mês de maio de 2020, bastante superior ao de 2019, que certamente reflete aumento importante decorrente do Covid-19.

Nascimentos e óbitos no Brasil.

Acreditamos que os desafios são grandes, assim como as oportunidades. E, somos parte disso.

Enídio Mauro Molinari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua mensagem whatsapp