“A segunda década do século terminou com uma dura prova de resistência da humanidade a uma gravíssima doença contagiosa e inédita na sua forma global. Seus efeitos são analisados e interpretados à exaustão “on line” e serão cada vez mais, não só no que se refere a pandemia em si, mas com relação a tudo que se refira às atividades humanas. Como planejar num cenário tão dinâmico?
Outra vez, sentimo-nos inseridos no contexto. Lidando com Tecnologia da informação focado na captura e transmissão de dados, investindo cada vez mais na qualidade e disponibilidade da informação. Isto nos dias de hoje não basta:
Desde o advento do Código de barras, passando por OCR, RFID e quetais até o IOT os dados são coletados, transmitidos interpretados e retornados. Ademais alimentam o aprendizado de máquinas, constroem-se algoritmos e embasam a Inteligência artificial.
Claro que somos parte pequena no processo; entretanto, cada vez mais, cada um, grande ou pequeno, faz uma pequena parte e a chave é a perfeita integração. Ainda está longe o ideal, o que se traduz em oportunidades.
Haja oportunidades, particularmente, numa terra onde convivemos com três presidentes nos últimos cinco anos e, tantas turbulências a vista, denotam uma extraordinária robustez institucional, do ponto de vista de capacidade de resistência da nação como um todo. Assim vamos à luta.
Terminamos 2020 com desempenho superior ao ano anterior, aquém do inicialmente orçado, mas além das expectativas inicialmente advindas. Encontramos energias para investir em processo de gestão, nos capacitando para dar as respostas que os novos desafios certamente nos imporão. Esperamos! Haja vista, frutos que aos poucos começamos a colher dos nossos inconformismos diante de um cenário então catastrófico, que motivaram busca de novas alternativas de negócios e marketing.
Parece uma conclusão convencional. E é. Afinal, precisamos de um norte. Assim, concluímos nosso orçamento; estabelecemos objetivos para o primeiro ano da nova década e nos atrevemos a delinear os dois anos seguintes.
Se for diferente, nos adaptaremos.
Bom ano a todos nós!
Enídio Molinari”