• InteMobile: Conectando soluções!

Lições da pandemia

Entramos no último mês do primeiro semestre do ano. Mundo afora a pandemia segue seu curso e cada região reage conforme suas condições próprias. Neste momento a Índia começa a ter protagonismo. Ao lado da China é importante fabricante de insumos para o mundo todo, ambas no momento priorizam seus habitantes na vacinação, com consequências negativas para países como o nosso. Deve-se ressaltar que nossos problemas próprios já impedem, per si, melhor desempenho no combate.

Neste contesto seguimos nos ajustando, certo de que o trabalho e inteligência serão fatores determinantes para o bom êxito. Sempre consideramos as pessoas nosso maior ativo. Preservam conhecimentos e criam bases para a evolução. Nossa necessidade de ampliação do quadro esbarra na baixa disponibilidade de pessoas bem-preparadas. Assim, investimento na preparação passa a ser a alternativa.

Até aqui esta política nos permitiu não só a sobrevivência como se constitui no alicerce para o crescimento. As bases estão plantadas. O desafio é continuar e apostar no resultado.

Sem tecnologia lograr êxito nos nossos dias é impossível. A importância da web é vital. As informações têm de estar cada vez mais disponíveis quando precisamos delas. Neste sentido investimos muito até aqui. Isto foi fundamental. Neste momento nossas ações se voltam para ampliação deste escopo. Novo ERP totalmente web e uso intenso de processos de automação, para uso próprio e de nossos clientes são nossa estratégia.

O importante é observar que nossos objetivos iniciais mostram neste momento perfeitamente possíveis de serem alcançados. Trabalhos remotos mostraram suas eficiências e evidenciaram seus problemas. Como se diria antigamente; nem tanto aos céus nem a terra. É preciso equilíbrio. E um novo equilíbrio pós pandemia se apresenta.

Certo é que o mundo não voltará a ser o mesmo. Sempre foi assim. As vezes não nos damos conta dos fenômenos, mas por mais parecidos que sejam as experiencias, elas não se repetem exatamente da mesma forma. Alguma diferença sempre há. Aqui vale o dito chines de que um rio não passa duas vezes pelo mesmo leito.

Há cerca de cem anos tivemos a gripe espanhola que sequer espanhola era. Naquele momento a humanidade reagiu e evoluiu. Para o bem e para o mal ela evoluiu. O mesmo acontecerá agora, mas certamente não será a mesma experiencia e aprendizado.

Nosso esforço é para que esta contribuição seja para o bem!

Enídio Mauro Molinari.”